Voltar

Detalhes

Título

Happy-Go-Lucky

Título Português

Um Dia de cada Vez

Título Alternativo Português

Sem dados

Título Alternativo

Sem dados

Argumentistas
Mike Leigh
Fotógrafos
Dick Pope
Músicos
Gary Yershon
Editores
Lusomundo
Estreias em suportes diversos
Sem dados
Publicações
# V 410/1
# Indielx 08
# Cinefil 200806
# F 1914
# Catholic News Service 200810
# CA 2008/10
# Cinedoc 2573
# IGAC2T09
Meios
Países
Metragem
Longa
Ano

2008

Classificação CCE
M/12 anos
Classificação S.C.A.
Para adolescentes e adultos
Estrelas

****

Minutos

118

Estreia em Sala

2009/02/12

Data de Lançamento DVD

2009/06/23

Data de Lançamento Vídeo

Sem dados

Data de Lançamento UMD

Sem dados

Data de Lançamento Blueray

Sem dados

Imagens

Lead

Poppy, professora em Londres, vive na companhia de uma colega, sem grandes problemas. Solteira assumida e sempre bem disposta segue um curso de flamengo, ao mesmo tempo que tenta tirar carta de condução, com o instrutor Scott, irascível e racista, que nada tem a ver com a sua maneira de ser. Mas Scott é, afinal, um homem atormentado, que acaba por contar com o apoio de Poppy.

Descrição

Especialista na análise da vida e comportamentos de pessoas comuns, Mike Leigh tem agora um dos seus filmes mais ligeiros, em que a protagonista esconde os seus problemas numa alegria permanente e expansiva. Tal permite que "Um Dia de cada vez" seja divertido, mesmo contando com outros momentos que nos levam a pensar nos problemas da vida. O realizador tem aqui um recurso ao humor de uma forma mais frequente do que é habitual.
Sally Hawkins, que foi premiada como melhor Actriz no festival de Berlim, preenche bem o seu papel, mesmo que leve algum tempo a garantir a adesão do espectador.
O trabalho de realização tem o habitual rigor de Mike Leigh, pondo em relevo a acção ou o humor em dados momentos, enquanto noutros, mais lentos, faz valer os diálogos bem construídos, com bons elementos para pensar mas também um sentido de humor muito marcado.
A alegria contagiante de Poppy leva-a a conviver com um restrito grupo de familiares e amigos, que, com os seus problemas, não conseguem destruir ou ensombrar o seu optimismo. E por aí se sente o papel da amizade, capaz de posições de ajuda e solidariedade entre pessoas com diferentes sentidos da vida.
A narrativa conta com um bom ritmo, personagens bem definidas e ambientes descritos com o necessário rigor, de forma a que o filme tenha as melhores condições de acesso para a generalidade do público.

Info Filme

Cinefil 0806 (Suíça); Les Fiches du Cinéma, 1914 (França); Mediafilm, 2008/10 (Canadá); Variety, 410/01 (Estados Unidos); Indie Lisboa, 2008 (Portugal).

CINEDOCFILME.
Ano 11 - N.º 122.
Fevereiro de 2009.
Ficha n.º 2573.

Observações

Comédia de Costumes. 118 minutos. Distribuição: Lusomundo.
Reino Unido, 2008 (V.O.). Produção: Thin Man Films, UK Film Council, Ingenious Film Partners e Summit Entertainment. Argumento: Mike Leigh. Fotografia (Scope, col.): Dick Pope. Música: Gary Yershon. Montagem: Jim Clark. Intérpretes: Sally Hawkins, Alexis Zegerman, Andrea Riseborough, Samuel Roukin, Sinead Matthews, Kate O'Flynn, Sarah Niles e Eddie Marsan.
Estreia: 2009-02-12, com 3 cópias.
Internet: www.happy-go-lucky-movie.co.uk