Voltar

Detalhes

Título

Home of the Brave

Título Português

Terra de Bravos

Título Alternativo Português

Sem dados

Título Alternativo

Sem dados

Argumentistas
Mark Friedman
Fotógrafos
Tony Pierce-Roberts
Músicos
Stephen Endelman
Editores
Prisvideo
Estreias em suportes diversos
Sem dados
Publicações
# V 405/4
# Cinedoc 2471
# CD-Rom
# IGAC1T09
# Festroia 2008
Meios
Países
Metragem
Longa
Ano

2006

Distribuidor
New Lineo Cinemas
Classificação CCE
M/12 anos
Classificação S.C.A.
Para adultos
Género
Guerra
Estrelas

***

Minutos

106

Estreia em Sala

2008/08/28

Data de Lançamento DVD

2009/01/15

Data de Lançamento Vídeo

Sem dados

Data de Lançamento UMD

Sem dados

Data de Lançamento Blueray

Sem dados

Imagens

Lead

No Iraque, sob ocupação americana, uma coluna militar de protecção de uma operação humanitária é alvo de uma emboscada. Com pesadas baixas consegue salvar alguns dos seus elementos. Regressados aos Estados Unidos três dos militares da coluna e o respectivo médico tentam reintegrar-se na sociedade civil, encontrando grandes obstáculos. Só tardiamente três dos elementos conseguem encontrar um caminho para o futuro, enquanto o outro perde a vida num confronto inútil com a polícia.

Descrição

Sendo a guerra, há muito, um dos temas abordados com frequência pelo cinema americano, chegou a hora de nos ser transmitida a situação no Iraque e as consequências para os que lá combateram e para os que ficaram na retaguarda.
Sem perder de vista a violência da guerra e o muito que os soldados sofreram na frente de combate, Irwin Winkler preocupa-se particularmente com o regresso dos desmobilizados e com a dificuldade da sua readaptação à sociedade civil, não apenas em função dos seus próprios traumas mas também pela rejeição instintiva de que são alvo.
O filme é uma crítica forte e bem fundamentada a esta mesma situação, cruzando-se as imagens da vida nos Estados Unidos com flashs back das recordações mais duras dos que regressaram e não conseguem esquecer.
Os primeiros vinte minutos de acção são decorridos na frente de batalha, em sequências muito intensas, passadas no Iraque mas na realidade e por motivos óbvios filmadas em Marrocos, atingindo um bom índice de credibilidade. A violência da guerra exprime-se em tais sequências com muito realismo, embora se foque apenas uma emboscada a um grupo de escolta a uma acção humanitária.
Um bom conjunto de actores, em que sobressai Samuel L. Jackson, contribui de forma decisiva para o bom resultado do filme, que conta com uma realização segura de Irwin Winkler, sem recurso a excesso de meios ou artifícios dispensáveis.

Texto: Francisco Perestrello

Info Filme

Variety, 405/04 (Estados Unidos).

CINEDOCFILME.
Ano 10 - N.º 116.
Agosto de 2008.
Ficha n.º 2471.

Observações

Guerra. 106 minutos. Distribuição: New Lineo Cinemas.
E.U.A., 2006 (V.O.). Produção: MGM, Emmett/Furla Films, Millennium Films, North By Northwest Entertainment, Severe Entertainment, Winkler Films e Zak Productions. Argumento: Mark Friedman. Fotografia (Scope, col.): Tony Pierce-Roberts. Música: Stephen Endelman. Montagem: Clayton Halsey. Intérpretes: Samuel L. Jackson, Jessica Biel, Brian Presley, 50 Cent, Christina Ricci, Chad Michael Murray, Victoria Rowell e James MacDonald.
Estreia: 2008-08-28, com 10 cópias.
Internet: www.mgm.com/homeofthebrave