Voltar

Detalhes

Título

Shortbus

Título Português

Shortbus

Título Alternativo Português

Sem dados

Título Alternativo

Sem dados

Argumentistas
John Cameron Mitchell
Fotógrafos
Frank G. DeMarco
Músicos
Yo La Tengo
Editores
Videotronica
Estreias em suportes diversos
Sem dados
Publicações
# V 403/2
# CA 2006/10
# Cinefil 200703
# F 1843
# Cinedoc 2125
# IGAC3T07
# TVC2 0805
Países
Metragem
Longa
Ano

2006

Classificação CCE
M/18 anos
Classificação S.C.A.
Para adultos com reservas
Estrelas

***

Minutos

102

Estreia em Sala

2007/05/03

Data de Lançamento DVD

2007/09/13

Data de Lançamento Vídeo

Sem dados

Data de Lançamento UMD

Sem dados

Data de Lançamento Blueray

Sem dados

Imagens

Lead

Sofia, sexóloga, não consegue encontrar satisfação na sua visa sexual. Entre outros, atende no seu consultório um casal homossexual que pretende associar um terceiro elemento à sua união. Visita com eles um bar, o Shortbus, onde tudo é permitido em termos de sexo, promovendo os mais diversos encontros. Aí se estabelecem novas ligações e se desfazem uniões antigas numa total promiscuidade.

Descrição

Sendo fundamentalmente actor, John Cameron Mitchell realizou em 2001 a comédia musical "Hedwig - A Origem do Amor", voltando agora à realização com esta comédia de costumes - se assim se lhe pode chamar - intencionalmente provocante e explícita no que respeita ao sexo. São referidas as mais diversas perversões, incluindo o sado-masoquismo, o que se inclui na linha geral do filme.
O bar Shortbus é o exemplo acabado de um certo tipo de locais clandestinos de divertimento nocturno, que acabam por se orientar quase exclusivamente no sentido de encontros sexuais, pugnando por ligações totalmente livres e descomprometidas, numa promiscuidade que implicitamente se apresenta como solução para todos os problemas.
John Cameron Mitchell continua tecnicamente em forma, conseguindo imprimir um ritmo de narrativa bem cadenciado, mesmo tendo em conta que o estilo e o argumento não lhe dão muita oportunidade nesta vertente.
A recordação de abusos sexuais sofridos é fraco pretexto para justificar o comportamento social que se apresenta, sendo evidente a intenção do realizador (ou, fundamentalmente, do produtor) de atingir uma boa quota de mercado num extracto de público bem determinado. Reconhece-se, no entanto, que o sabe fazer sem se deixar cair em excessos que possam colocar o filme na área da pornografia.

Info Filme

Variety, 403/02 (Estados Unidos); Mediafilm, 2006/10 (Canadá); Cinefil, 0703 (Suíça); Les Fiches du Cinéma, 1843 (França).

CINEDOCFILME.
Ano 9 - N.º 101.
Maio de 2007.
Ficha n.º 2125.

Observações

Comédia de Costumes. 102 minutos. Distribuição: Lusomundo.
E.U.A., 2006 (V.O.). Produção: Process Productions, Fortissimo Films e Q Television. Argumento: John Cameron Mitchell. Fotografia (col.): Frank G. DeMarco. Música: Yo La Tengo. Montagem: Brian A. Kates. Intérpretes: Sook-Yin Lee, Paul Dawson, Lindsay Beamish, PJ DeBoy, Rapahel Barker, Peter Stickles, Jay Brannan e Alan Mandell.
Estreia: 2007-05-03, com 2 cópias.
Internet: www.shortbusthemovie.com/thefilm.php